TUTORIAL DE ASSINATURA ELETRÔNICA

Conforme detalhado abaixo, a Parte interessada em realizar a prática de atos notariais por meio eletrônico deve:

1

Portar um certificado digital válido, seja do tipo E-notarial ou ICP-Brasil (tipo A1 ou A3);

Ainda não possui um certificado? ADQUIRIR CERTIFICADO
2

Portar um documento de identidade recente, preferencialmente CNH digital – caso não haja, CNH física, ou, em útlimo caso, RG.

*A ausência de CNH digital poderá inviabilizar a emissão do certificado de forma online.

EMITINDO O CERTIFICADO

Caso não possua um certificado digital válido, o Cartório Blasco poderá realizar a emissão dele de forma gratuita e online.

O certificado digital enotarial será instalado diretamente no seu celular. Para tanto, é necessário:

1

Baixar o aplicativo “e-notariado” em seu celular;

Para baixar o aplicativo, procure por “e-notariado” ou acesso um destes links:
2

Que o Cartório Blasco libere a ativação do certificado;

Para ativar seu certificado, envie ao Cartório Blasco o seguinte:
  • Documento de identidade, que pode ser:
    • Preferencialmente, CNH digital;
    • CNH física ou RG, com ressalvas*;
  • Endereço completo:
    • Inclusive CEP, Bairro, Estado;
  • Selfie (Sem óculos e máscaras);
  • E-mail pessoal;
  • Número de celular;
*Na ausência de envio da CNH digital, a emissão online poderá ser inviabilizada, a depender de validações documentais que serão feitas internamente pelo tabelionato. Neste caso, o Cartório Blasco agendará a emissão física.
De porte das informações e documento de identidade referidos, escreventes do Cartório Blasco entrarão em vídeo conferência (caso a emissão seja online) com a parte interessada. Neste momento, o escrevente enviará um código de ativação ao celular da parte interessada.
1. Com o porte dos documentos solicitados, o escrevente enviará um link para seu E-mail ou Whatsapp.
2. O link te levará para a página de login, acesse com seu nome completo e CPF.
3. É necessario permitir o site usar a camêra e o microfone do celular para iniciar a videoconferencia.
4. Videoconferencia para confirmação dos dados.
5. Após finalizar a videoconferencia, um link será enviado por SMS para seu celular.
6. Com o Aplicativo já instalado anteriormente, pule para o passo numero 2.
7. Dê inicio a emissão clicando no botão “Emitir no Aplicativo”.
8. Confira seus dados, se estiver correto, prossiga para o próximo passo.
9. Clique para receber o código via SMS.
10. Se o celular não reconhecer automaticamente, insira o código manualmente.
11. Leia o termo e clique em “concordar e assinar termo”.
12. Pronto! Certificado emitido com sucesso.

INSTALANDO E PAREANDO O PROGRAMA DE LEITURA DO CERTIFICADO

Na hipótese de a escritura ser assinada diretamente pelo celular e também pelo certificado digital e-notarial, esta etapa pode ser pulada.

Caso a escritura seja assinada no computador, será necessário instalar o plugin abaixo. Observe que, se o usuário quiser utilizar o certificado digital ICP Brasil (e não o e-notarial), somente será possível assinar pelo computador. A opção de assinatura por celular é restrita ao certificado e-notarial.

1
Instalação.

Instale em no computador a extensão Web PKI, disponível em:

2
Pareamento.

Após a instalação da extensão, clique sobre ela para parear ; em seguida, clique na opção do menu chamada “celulares”, e selecione “Adicionar”

Em seguida, vá até seu celular, abra o aplicativo “e-notariado” e escolha a opção “Computador” ou “Usar no Computador”. Em seguida, selecione “+”, e aponte a câmera do celular para o QR code gerado pelo Web PKI. Isso fará com que o celular seja pareado com o computador.

ASSINANDO COM O CERTIFICADO

A assinatura digital é realizada em duas etapas, sendo:

1

assinatura pelo certificado digital;

2

realização da video conferência com o escrevente do Cartório Blasco

Observe que é essencial que a parte assine por certificado e participe da video conferência, sendo considerado incompleta e inválida a escritura se as duas etapas não forem realizadas.

As partes receberão, em seus e-mails, links para acesso à video conferência e à assinatura documental.

1. O e-mail para assinatura terá o seguinte layout:
2. Após clicar no botão “assinar documento”, aparecerá a tela abaixo:
3. Após clicar no botão “assinar”, aparecerá a opção de selecionar o certificado digital que a Parte utilizará para assinar o documento:

Caso queira assinar pelo certificado e-notarial e ele não apareça listado, realize o pareamento, conforme instrução acima

Uma vez selecionado o certificado e-notarial, clique em assinar e verifique seu celular. A autorização é a senha de “acesso do aparelho celular”, a mesma senha utilizada para desbloquear a tela inicial do celular.

4. Após a Parte colocar a senha do celular, a assinatura estará concluída e aparecerá está imagem:
Após todas as partes da escritura finalizarem assinatura e vídeo conferência, estando cumpridos todos os requisitos da escritura, o escrevente assinará também e liberará, por e-mail, uma via da certidão (traslado) da escritura para todas as partes